terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Francisco Duarte Junior

Esta é a minha homenagem a uma das maiores figuras do Remo Português, avô dos meus amigos Pedro Duarte e Rodrigo Duarte:


Francisco Duarte Júnior nasceu a 10 de Julho de 1883 e entrou para sócio do Real Ginásio Clube em 1900, numa ida à praia terá tomado conhecimento com o desporto do remo vinculando-se então como sócio do Real Clube Naval em 1902. Frequentou a escola de Remo do popular clube e foi considerado apto em Setembro do ano seguinte. O seu baptismo na água aconteceu nesse mesmo ano e a primeira regata efectuada em Agosto numa tripulação de 2+ com Carlos Sá Pereira e Alberto Fuschini a timonar.


Por altura da instituição da Taça Lisboa e com vontade de vencer mudou-se de armas e bagagens para a Real Associação Naval com o propósito de vencer a Taça, aproveitando o facto da “velhinha” ter adquirido uma embarcação de competição propositadamente para a prova. Esta Guiga, a D. Maria Pia, repousa agora no Museu de Marinha.

Acabou por vencer a Taça Lisboa, a prova mais importante do remo português por três vezes em 1904, 1908 e 1910 como atleta e em 1918, 1921 e 1931 como treinador da Associação Naval.
Participou nas provas mais importantes da época tanto na Capital como no Porto e na Figueira da Foz, praticou alem do Remo, Natação, Futebol, Ginástica, Lawn Ténis e Atletismo.
Escreveu vários artigos sobre Remo em diversos Jornais e revistas da época, dos quais destacamos o documento “A direcção e treino de tripulações para regatas e sua preparação”. Grande impulsionador da prática de Remo na Mocidade Portuguesa onde ensinou e treinou equipas para as Regatas Escolares.
Destacado dirigente do desporto português, foi Presidente da FPR durante os anos de 1935, 36, 37 38 e 39, pertenceu ao Conselho Dirigente do Comité Olímpico Português, esteve presente como dirigente nos Jogos Olímpicos, foi Comodoro da ANL e seu Presidente Executivo em 1924, chefiou a Direcção da Secção de Remo em 1930, 1937 e 1938, ocupou o Cargo de Presidente da AG da ANL durante os anos de 1951, 1952, 1953 e 1954.

Faleceu no ano do Centenário do nosso Clube, a Associação Naval de Lisboa. Há muitos anos que o Tanque de Remo da ANL, agora renovado pela actual Direcção, ostenta o nome de Tanque Francisco Duarte em sua memória.
José Duarte, seu irmão, foi também um destacado remador da ANL vencendo inclusive a Taça Lisboa por cinco vezes, Pedro Duarte, seu neto, é um dos mais destacados sócios do Clube, estando envolvido como remador, treinador, dirigente, apoiante, conselheiro, sempre disponível para apoiar o seu clube. Rodrigo Duarte, seu neto e que tem o seu nome foi também vencedor da Taça Lisboa em 1980 e venceu inúmeros títulos nacionais e internacionais. Por fim o filho do Rodrigo Duarte também já é rema na ANL ostentando a pesada responsabilidade familiar dos Duarte.







1 comentário:

Lorea Derechos de Autor copyright "©" disse...

Hola esta padre tu blog me gusto...
te invito a que leas lo que escribo.

http://bitacoradeunamor.blogspot.com/

saludos desde mexico