quarta-feira, 15 de julho de 2009

Historia resumida da ANL

História Resumida da Associação Naval de Lisboa:
1. Evolução histórica.
1. O Clube foi formalmente constituído com o nome de Real Associação Naval, em 30 de Abril de 1856 ao serem publicados os seus Estatutos, no Diário do Governo, assinados por S.M. o Rei D. Pedro V. O seu objectivo era então, o de «animar a construção e navegação de iates ou barcos de recreio, e promover o divertimento das regatas em Portugal». A designação inicial foi alterada para Associação Naval de Lisboa, em 1911, em Assembleia Geral celebrada para o efeito.
É o clube náutico mais antigo de Portugal e da Península Ibérica, situando-se entre os trinta clubes náuticos mais antigos da Europa.A tradição do Clube foi sempre de promover o desporto amador, de apoiar a construção de embarcações, de participar na elaboração da legislação desportiva e na organização de provas náuticas. Desde a sua fundação concentrou as suas actividades na promoção do desporto da vela, mas como o seu objectivo era de promover os desportos náuticos em geral, criou em 1893 a Secção de Remo e mais tarde ampliou estas duas Secções para Motonáutica e Canoagem respectivamente.
1.2. São dignos de registo os factos históricos seguintes, alguns dos quais antecedem a constituição do Clube:
1849 - Abel Power Dagge, sócio fundador da RAN organizou a primeira regata de remo em Portugal.

1850 - Foi organizada a primeira “Carreira de Barcos”, no Rio Tejo, no reino de S.M. a Rainha D. Maria II, levada a cabo por Abel Power Dagge, Edward Shirley, Alex Hudson e Alex Hangcok sócios fundadores da Real Associação Naval;

1852 - 19 de Agosto, por ocasião das Festas de Paço d’Arcos, o sócio fundador, Conde das Alcáçovas organizou uma Regata para barcos entre 7 e 13 toneladas, na maioria “caíques”. Esta regata teve a honra de divulgação no periódico “The Illustrated London News de 11 de Setembro de 1852.

1853 – Setembro, com organização do Conde das Alcáçovas, Abel Power Dagge e Hermann Moser, realizou-se em Paço de Arcos um Festival Náutico denominado “Regata do Tejo” para o qual se preparou o primeiro documento escrito de Regras de Regata, denominado “Regulamento das Regatas do Tejo”. O original figura nos arquivos da ANL. Esta regata foi apadrinhada pelo Infante D. Luís que assistiu no navio da Marinha Portuguesa “Conde de Tojal”.

1854 - Foi mais um ano da Regata do Tejo, organizada pela Comissão que iria fomentar a fundação do Real Yacht Club. A taça foi oferecida por D. Pedro V.


1855 - Fundação da Real Associação Naval, cujos estatutos foram aprovados em 30 de Abril de 1856.

1856 – 7 de Setembro, primeira prova organizada em Portugal por um Clube

1873 – Organização da primeira Regata em Setúbal.

1878 - o sócio Conde da Silvã, fez a travessia dos Açores a Lisboa, provavelmente a primeira efectuada por um desportista náutico da Península; a embarcação chamava-se “Pérola dos Açores”.

1879 - O veleiro português «SIRIÚS» de S.M. o Rei D. Luís I, Presidente e Protector do Clube, criou fama no Mediterrâneo onde disputou uma Regata em Marselha, que ganhou. No seu regresso para Lisboa, participou noutra que partiu de Gibraltar contra um iate inglês, a qual ganhou também, com grande avanço;

1880 - O Clube organizou, em conjunto com a Sociedade de Regatas de Nice uma Regata Lisboa - Gibraltar - Nice;

1893 - Dada a expansão da actividade do Remo no clube, cria-se a Secção de Remo, apesar dos sócios da Associação remarem desde a sua fundação. Os sócios remavam num clube chamado Clube dos Remeiros Lusitano, que se reunia nas salas da RAN

1898 - Organização a pedido da Sociedade de Geografia, por ocasião dos festejos do 4º Centenário do Descobrimento do Caminho Marítimo para a Índia, de uma Regata em Cascais, para disputa da Taça “Vasco da Gama”, a qual foi ganha pelo Ketch “Cariad” de Lord Dunraven representando o Royal Yacht Squadron;

1900 – Organização dos primeiros Cursos de Patrão Amador de cuja Comissão fazia parte o então Tenente Gago Coutinho, Secretário-Geral do Clube;

1901 – A pedido do Royal Yacht Squadron a Real Associação Naval volta a organizar a segunda Regata da Taça Vasco da Gama, em Cascais.

1904 - A Real Associação Naval, o Real Clube Naval, o Clube dos Aspirantes de Marinha e o extinto Clube Naval Madeirense, promulgam as Bases da Convenção e instituem a Taça Lisboa, em remo. Este Troféu, ainda em Disputa em Portugal, é o mais antigo de todos os desportos. A Real Associação Naval venceu a primeira edição.


1905 – Inauguração do Posto Náutico em Pedrouços.

1906 – Em 15 de Julho de 1906 em Cascais – duelo entre Alberto Totta e Carlos Sá Pereira devido a uma regata da Taça Lisboa

1907 – A RAN abandona o remo em bancos fixos e desafia as outras associações a segui-la colocando o seu material à disposição dos outros clubes.

1908 – D. Manuel II Comodoro Honorário da ANL


1909 – A ANL organiza uma récita no dia 4 de Março, a peça denominava-se Rafles.

1911 - Celebra-se a Assembleia Geral do Clube que lhe altera a denominação para a actual, de “Associação Naval de Lisboa”;

1912 – O Presidente da República, Manuel de Arriaga, oferece uma Taça perpétua, com o seu nome, à ANL colocar em disputa nos monotipos a gasolina, criados pela ANL.

1913 – Nova récita de amadores, a 10 de Maio com os “20 000 Dolares”

1914 – Devido às obras da Doca de Alcântara a ANL tinha os seus barcos guardados no Posto Náutico do CNL.

1915 – A ANL possuía secções de Remo, Vela, Ginástica, Boxe, Natação, Luta, Tiro.

1915 – Wintermantel e Soares Franco importaram o The Whim e o Hinemoa, dois barcos de uma nova classe internacional de 6 metros.

1915 – Os sócios da ANL Wintermantel, Soares Franco João Bissau, apostaram numa regata entre os racers dos primeiros e a Canoa Guida, de fabrico português, acabou por ser a descendente das Caravelas a vencer a prova. Os directores da ANL foram presos aquando da sua chegada a Belém porque após o desembarque, a Guarda Fiscal inquiriu sobre uma caixa que levava o Canhão para o tiro da partida, tendo os guardas pensando tratar-se de um “conspirata”.

1916 – Os sócios da ANL, liderados por Charles Bleck oferecem-se como voluntários, com os seus barcos, para a defesa e vigilância da Barra e são equiparados aos postos da Marinha.

1916 – A ANL vence definitivamente a Taça Mondego, em Remo na Figueira da Foz.

1916 – Devido às obras da Doca de Alcântara a ANl vê-se obrigada a abrir um posto náutico em Pedrouços junto à Torre de Belém.

1917 – Álvaro Gaia director da ANL é convidado a presidir ao Congresso Náutico da Figueira.

1918 – A Taça Arriaga passa para o Remo devido à quebra de utilização das embarcações a Motor.

1919 – Um misto da ANL e do CNL correm nos Jogos Interaliados em Paris em Shell 8 e Shell 4.

1920 – A ANL e o CNL lançam as bases da fundação da Federação Portuguesa do Remo como Federação Nacional de Remo

1923 – João Penha Lopes sócio da ANL é eleito Presidente da FPR.

1923 – Instituição da Taça Wintermantel com o dinheiro legado por este Nauta, sócio da ANL.

1928 – Carlos Bleck, António Herédia, Ernesto Mendonça, João Penha Lopes, sócios da ANL representam Portugal, em Vela nos Jogos Olímpicos.

1929 - a Secção de Remo constituiu uma nova modalidade, a Canoagem, sendo o primeiro Clube com esta modalidade no País.

1929 – A ANL encomendou aos Estaleiros La Garonne de Bordéus, uma frota de “Dinghe” uma embarcação para a escola de vela.

1930 – António Herédia e Ernesto Mendonça sócios da ANL, em Barco Star vencem nas regatas internacionais de Bordéus

1931 – A Associação volta a vencer a Taça Lisboa em Remo.

1934 – Francisco Duarte, gloria da ANL é eleito Presidente da FPR

1935 – A ANL participa no 1º Porto – Lisboa em Remo em Shell 8, com sete remadores e o timoneiro.

1936 – Ernesto Mendonça representa Portugal nos Jogos Olímpicos em monotipos.

1947 – 1ª Conferencia Nacional de Remo

1948 – Duarte Bello João Capucho representou Portugal nos Jogos Olímpicos.

1954 – Ricardo Pereira Dias sócio da ANL é eleito Presidente da FPR

1957 – Organização do Campeonato do Mundo de Snipes.

1980 – A ANL com uma tripulação composta por Rodrigo Duarte, Paulo Jorge, Aires Rodrigues e Alain e treinada por José Nunes volta a triunfar na Taça Lisboa que não era ganha pela ANL e por um clube do Sul desde 1931.

- Em 1987 a Secção de Remo e Canoagem, voltou a inovar criando cursos de Remo para cidadãos com deficiência que até hoje têm tido um notável desenvolvimento;

1989 – A secção de Remo lidera o Ranking de Clubes a nível nacional, na primeira Classificação Geral efectuada pela FPR

1989 - Madeira Correia atleta e dirigente ímpar da ANL é eleito Presidente da FPR

1990 – A ANL volta a ser o Clube nº1 em Remo no Ranking da FPR.

1995 – A ANL vence por pontos os Pesados no Campeonato Nacional de Velocidade de Remo pela primeira vez.

2004 – A Associação Naval de Lisboa, o Clube Naval de Lisboa, e o CNOCA, com o apoio da Federação Portuguesa de Remo, organizaram a Comemoração do 1º Centenário da Taça Lisboa.

2005 – Organização da Lisboa Classic Regatta, aproveitando o facto da aproximação dos 150 anos da ANL

2008 – Carlos Henriques, sócio da ANL é eleito para a 1ª Comissão Executiva do Comité Paralímpico Português.

2 comentários:

joao madail veiga disse...

Só existe Remo em Lisboa oh camaradas?
E as participações lusas nos Olimpicos de Londres em 48 e Helsinquia em 52?

Carlos Henriques disse...

Caro João Madail Veiga,

Já reparou que tenho posts sobre Aveiro neste Blog?

De qualquer maneira sou lisboeta como tal tenho muito mais material sobre Lisboa, mesmo assim não vejo ninguém de Aveiro a colocar antiguidades sobre o Remo nessa cidade. Eu não me esqueci...

Carlos Henriques